projeto
ESTER MACIEL PENA
SAÚDE MENTAL - CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Salvador
2013
ESTER MACIEL PENA
SAÚDE MENTAL - CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Trabalho solicitado pela Professora Silvia Pereira, como requisito parcial de avaliação da Av. 2, da Disciplina: Pesquisa, 6º semestre do Curso de Serviço Social da Faculdade Estácio.
Salvador
2013
SUMÁRIO
TEMA E APRESENTAÇÃO 04
História (Início do Centro de Atenção Psicossocial) 04
Legislação do CAPS 04
Serviço Social no CAPS 06
PERGUNTA DE INVESTIGAÇÃO 08
Programas de Políticas Públicas (Saúde, estado e sociedade) 09
OBJETIVOS GERAIS 11
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 11
REFERÊNCIAS 12
4
TEMA: Saúde Mental – Centros de Atenção Psicossocial
Segundo o autor REGO, Thiago Felix Amazonas, em seu artigo, Psicopatologia/Saúde Mental/Centros de atenção Psicossocial, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) fazem parte de uma nova política em saúde mental no Brasil, essa política é uma luta que começou há mais ou menos 30 anos com a reforma psiquiátrica, que, por sua vez, tornou-se responsável pela transição do modelo centrado nos hospitais psiquiátricos passando assim para um modelo de atenção comunitária.
A reforma psiquiátrica surgiu, motivada pelos próprios trabalhadores de saúde mental, no final da década de 70, motivado pelos próprios trabalhadores de saúde mental após uma série de denúncias de violência e de mercantilização da loucura nos manicômios.
O 1º Centro de Atenção Psicossocial em São Paulo, foi criado no final da década de 80, sendo que, na década de 90 entraram em vigor as primeiras normas e leis para a regulamentação dos procedimentos de atenção diária.
No ano de 2001 o Congresso aprovou a Lei nº 10.216, que determinava ao Estado a responsabilidade de mudar o sistema assistencial para garantir o acesso de todos a um