Trabalho
Gestão do Conhecimento
Conceito A _ Gestão do Conhecimento está ligada à capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado”. (Terra, 2000, p. 70)
Conceito B _ O conjunto de esforços ordenados e sistematizados visando criar novo conhecimento, difundi-lo na organização para os que dele precisam e incorporá-los a produtos, serviços e sistemas, bem como a protegê-lo do uso indevido. (LACOMBE, 2003, p.490)
Para Jose Claudio Cyrineu Terra as empresas devem utilizar o conhecimento existente na organização para desenvolver capacidade inovadora e assim criar novos produtos, processo e sistemas. Enquanto que para Francisco Lacombe a gestão do conhecimento é um conjunto de esforços que visa criar novo conhecimento e assim difundi-lo na organização afim de incorpora-lo aos serviços, sistema e produtos.
A criação de conhecimento pode ser favorecida quando a empresa investe em políticas de acesso ao conhecimento e intercambio com organizações produtoras de informação, além de trata-la como bem perecível e em constante movimento. Os colaboradores podem ter fácil acesso a esse conhecimento se o mesmo for acessível em meio digital de forma a ser alcançado por qualquer deles em qualquer lugar como num banco digital por exemplo. Um colaborador que se afasta da empresa pode ainda ser fonte de informação quando a empresa deixa as portas da empresa abertas, de forma a mantê-lo com vinculo e contato ativo à empresa.
O processo de socialização do conhecimento pode ser entendido da seguinte maneira:
Socialização: o indivíduo como ouvinte adquire conhecimento através da experiência direta. Internalização: este, agora como mediador, articula o conhecimento adquirido para o grupo através do diálogo e da reflexão.