Projeto
Parte Teórica 4 Introdução 5 Multiculturalidade 7
I. O que é a Multiculturalidade? 7
II. Portugal e a Multiculturalidade 7
III. A Multiculturalidade e a Escola 11
IV. A importância do educador 13
V. Intervenção dos pais no contexto escolar 13 Parte Prática 14 Atividade I 15 Atividade II 17 Atividade III 18 Conclusão 20 Referências bibliográficas 21
Parte Teórica
Introdução
No âmbito da disciplina de Formação Pessoal e Social, e mediante diversas propostas temáticas por parte da docente da disciplina, decidimos elaborar um trabalho cujo o tema foca a multiculturalidade. Decidimos elaborar o trabalho com base neste tema na medida em que consideramos que é um assunto, mais do que nunca atual, e em que a sua relevância é grande para a aprendizagem da criança, tocando igualmente na questão da cidadania que tão importante é para a aquisição de uma mescla de valores essenciais para a vida futura.
Assim, “cada vez mais se toma consciência do papel que a educação desempana e sobretudo do que poderia desempenhar na vida do indivíduo e da sociedade se tal lhe fosse pedido”. (Roger Gal. 1976)
A coexistência de pessoas de diferentes origens e culturas não é um dado novo na nossa história. Resultante desta crescente heterogeneidade cultural que a sociedade tem vindo a sofrer, surge a multiculturalidade.
Associado a isto, surge, imprescindivelmente, a necessidade de preparar cidadãos para essas mesmas diversidades, e neste sentido, a escola tem um papel fundamental, constituindo um ponto de encontro dessa mesma diversidade.
Desta forma, os Educadores/Professores devem ser capazes de reconhecer a multiculturalidade na sua sala e de promover intercâmbio entre as diferentes culturas existentes, contribuindo para a formação de crianças interculturais para acolher “o diferente como diferente, nem superior nem inferior, e sim distinto, acreditando que a riqueza e a peculiaridade estão na diferença”. (Serrano. 2002) Neste trabalho,