Projeto
Araçoiaba da Serra/SP
14/04/2012
Introdução
Este trabalho vai falar um pouco da história da Educação no Brasil. Para isso, elaboramos um memorial com as mais importantes informações sobre os períodos que impulsionaram esse movimento. Destacando a ação dos jesuítas, como precursores da educação no Brasil, iniciada com a catequização dos índios, e mostrando que o tempo faz com que o desejo e a necessidade pelo aprendizado não mude, mas que a história se modifica e se faz presente a cada geração.
Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo.
A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica.
A introdução à educação no Brasil, como no resto da América Latina, aconteceu no contexto da expansão européia. A educação formal foi surgindo a partir da Idade Moderna, com a passagem do Feudalismo para o capitalismo burguês e também devido à atuação das igrejas católica e protestante. Diferente das sociedades tribais, onde a educação era exercida por todos do membro, a população do segmento mais rico restringia a educação a classe mais elitizada, tentando assim fortalecer o seu poder perante a sociedade. Surgem então as diferenças sociais e a escola atendendo somente aos jovens de família bem estabelecida.
A partir do Renascimento surgem os colégios religiosos, tornando a escola e a educação mais complexa. Lembrando que a atenção dada à escola era extremamente por interesses, pois esse período é caracterizado por uma nova era social, política, econômica e cultural, representado pelo crescimento da burguesia, pela revolução científica e pelo racionalismo filosófico.
Com o surgimento das