O papel do líder e a influência de fatores comportamentais
Alonso Batista Junior Raul Ciuffo Di Veneri Braga Mozart Fonseca Moraes
RESUMO
Esse trabalho apresenta as variáveis comportamentais inerentes ao capital humano das organizações como, por exemplo, motivação, heterogeneidade e resistência a mudanças, e como essas variáveis tem influência direta na atuação do líder e no alcance ou não dos resultados esperado pela organização.
1. INTRODUÇÃO
O mercado atual é cada vez mais competitivo, as empresas buscam alcançar seus objetivos com o intuito de não perder mercado para seu concorrente, pois, qualquer falha ou distração gera espaço para que a empresa adversária tome uma fatia do seu mercado, prejudicando sua lucratividade e conseqüentemente a sua longevidade no mesmo. Dessa forma, para buscar se adequar a essa nova conjuntura, as empresas tendem a se reestruturar, buscando maximizar os lucros e se adequar aos novos padrões de qualidade que os clientes exigem para os produtos e serviços oferecidos.
Um dos fatores principais dessa reestruturação é o capital humano, pois se não houver um investimento nas pessoas que fazem parte da organização, não serão criadas as condições propícias para o desenvolvimento e capacitação das mesmas, buscando desenvolver talentos, possibilitando que as lideranças sejam exercidas e que essas pessoas possam conduzir a organização para os resultados esperados. Diversos aspectos devem ser levados em consideração, como por exemplo, a heterogeneidade entre as pessoas, a necessidade que as pessoas têm de motivação e a resistência a mudanças, fatores esses que vão influir diretamente no alcance ou não dos resultados pré-estabelecidos. Dessa forma o estudo do papel dos líderes dentro das organizações e a influência desses três fatores comportamentais se fazem de extrema importância para o sucesso empresarial.
2. DESENVOLVIMENTO