Projeto
A base teórica que utilizamos para o nosso projeto foi pesquisando sobre energia térmica e calor e constatamos que foi em 1840, com experiências do físico James Prescott Joule (1818-1889) que a ideia de calor passou a ser identificado como energia. Nessa época foi estabelecido o princípio da conservação de energia.
Joule mostrou experimentalmente que na conversão de energia mecânica em calor, à mesma quantidade de energia correspondia sempre a mesma quantidade de calor. Foi assim estabelecida à equivalência entre trabalho mecânico e calor, como duas formas de energia.
Com base nestes princípios discutiremos uma forma de montagem da usina que segue:
O aquecimento da água da usina térmica será feito em um recipiente hermeticamente fechado, com a idéia de manter o máximo de temperatura possível, com eixo que terá em uma extremidade um Cowles – dispositivo metálico em forma de disco, construído em chapa de alumínio de 0,4 mm, que possui dentes angulados e intercalados, para cima e para baixo, que promoverá a agitação das moléculas da água – e na outra extremidade uma polia com diâmetro de 30 mm responsável pelo movimento giratório do Cowles. A força de rotação será transmitida por uma correia chata que transferirá a velocidade da polia de diâmetro 280 mm, mantendo uma relação de 1 : 9,33 com a polia menor. Os 2 (dois) conjuntos serão fixados numa base retangular de madeira que proverá sustentabilidade à força aplicada. Será efetuada uma seção de testes, alternando as rotações da polia maior com mínimo de 100 rpm e máximo de 140 rpm que garantirá uma rotação na polia menor no valor de 933 rpm e 1306 rpm, respectivamente.
O grande desafio do ensaio é manter uma rotação constante durante os 3 minutos determinados pela Universidade Nove de Julho. Os resultados serão apresentados após os testes e competição