Projeto
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
1. Identificação
Título: Disciplina x indisciplina: Analisando o contexto no ambiente escolar
Pesquisadores/alunos(as): Ana Cristina dos Santos Macêdo, Cledna Cecilia Alves Santos, Cassia Maria Pereira da Costa, Francisco Junio Barros de Sousa, Kleres Vicentina da Silva Nepomuceno, Pollyanna Sabino Cardoso
2. INTRODUÇÃO Segundo o dicionário júnior da língua portuguesa. (1931, p. 203) Disciplina: são conjuntos de regras para o bom funcionamento de uma organização, serve para reger a ordem posta ou concedida.
Indisciplina: (1931, p. 340) é aquele que vai contra as regras de uma organização e esta ligada a falta de valores morais e éticos. O tema tem ocupado um espaço cada vez maior no cotidiano escolar e vem se tornando um desafio para professores e gestores educacionais que não sabem como proceder para impedir ou minimizar conflitos presentes nas instituições de ensino; e que se manifestam nas relações dos alunos entre si, dos alunos com os professores e com o ambiente físico. Para Silvia Parrat (2008, p. 18) disciplina não é sinônimo de poder e sim um instrumento para o sucesso do aluno. Além do mais, a disciplina apresenta-se como uma maneira de ser e de se comportar que permite ao aluno alcançar seu desenvolvimento pleno, [...] a respeitar as regras como requisito útil para ação. No entanto, podemos observar que a indisciplina tem tomado grande proporção no ambiente escolar devido à falta de valores moral e éticos, por isso há um enfraquecimento na relação disciplina e indisciplina nas instituições. Pois as escolas equivalem às práticas concretas na relação professor – aluno. Rosana Argento diz que: (2007, p. 20) quando nos deparamos com a questão da indisciplina, a primeira e mais banal resposta para entender tal problema é atribuir a responsabilidade pela “perturbação da ordem” aos que mais facilmente podem ser imputados: