Projeto: “Esperança com tecnologias para a educação”
CURSO DE MATEMÁTICA
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Tecnologias Aplicadas à Educação
Leitura e Produção de Textos
ERIROBIO ARAÚJO CARNEIRO
Projeto: “Esperança com tecnologias para a educação”
Tutora EAD Renata Manfrin Schmidt
ITAPIPOCA/POLO IEDUCARE 2014
Introdução
A tecnologia vêm provocando transformações na maneira de ser, sentir e agir do homem, essas mudanças provocaram uma crise de paradigmas, e frente a tudo isso, a escola se vê obrigada a adequar-se aos novos costumes da sociedade moderna, visto que essa se caracteriza pela abundância de informações.
Os computadores são as janelas para o mundo, a mídia, os vídeos e tantos outros recursos tecnológicos, precisam ser incorporados à escola e utilizados de maneira correta, ou seja, não somente como instrumentos, mas como transformadores estruturais da velha escola.
Os professores precisam estar atualizados e se atualizando constantemente. Precisam saber utilizar-se desses novos recursos para que sua aulas sejam atrativas e diferenciadas. Precisam ser capazes de prender a atenção dos alunos, com aulas eficazes e que deem resultados positivos. Para isso, é preciso que a escola invista na valorização e formação do professor, para que o mesmo saiba utilizar as novas tecnologias.
Dessa forma, os educadores deve considerar esse mecanismo como forma de expressão entre eles e os alunos. Assim como o homem primitivo se utilizava de um simples pedaço de rocha para escavar sua caverna, para se defender ou buscar seu alimento, as tecnologias atuais, podem ser utilizadas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, aqui considerado como principalmente os recursos de informática e de comunicação. A tecnologia representa realmente uma perspectiva de mudança paradigmática no contexto educacional, podendo promover uma eficácia na qualidade de ensino.
Contudo, o uso das tecnologias é