Projeto: “Esperança com tecnologias para a educação”
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Leitura e Produção de Textos
Tecnologias Aplicadas à Educação
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
MARILDA DA MOTA MARTINS -
Projeto: “Esperança com tecnologias para a educação”
Tutora EAD Talita de Moraes Marcelino.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP 04/06/2014
Introdução
Com o avanço tecnológico não é mais possível pensar em educação sem o uso de novas tecnologias na sala de aula, na capacitação de professores, no planejamento pedagógico e na gestão escolar. Conforme a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional/LDB 9304/96 um dos princípios do ensino é a igualdade de condições de acesso e permanência do aluno na escola; e a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular tornou-se um direito, independente de suas diferenças e necessidades. Para atender as diretrizes e incluir os alunos especiais é necessário que as escolas se reestruturem, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis no mercado.
A educação é dever do Estado porém onde o poder público mostra-se incapaz de atender e resolver os problemas sociais dos moradores, principalmente em comunidades carentes, surgem as ONGs (Organizações não Governamentais) que por vezes amenizam, com suas iniciativas, as necessidades da população. Desenvolvem projetos educacionais e profissionalizantes, atividades esportivas, entre outras. Os recursos das ONGs são obtidos através de doações tanto de pessoas físicas como jurídicas e podem ser obtidos também por convênios com o poder público e instituições internacionais de apoio a projetos sociais.
Justificando os recursos financeiros aprovados por uma instituição internacional que apóia os projetos sociais da ONG Esperança, entidade social aqui em questão, este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de uma sala temática, equipada com recursos tecnológicos, para utilização das crianças e