Projeto ético-político do serviço social e sua relação com a reforma
Maria Inês Souza Bravo e Maurílio Castro de Matos
Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional 1
Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua Relação com a Reforma
Sanitária: elementos para o debate1
Por Maria Inês Souza Bravo∗ e Maurílio Castro de Matos∗∗
Apresentação
O artigo é fruto de reflexões sobre as características do Serviço Social brasileiro na saúde e quais os desafios que a atualidade apresenta para os profissionais da área. Visa contribuir para o fortalecimento dos projetos ético-político profissional do Serviço Social e da reforma sanitária. Está estruturado em quatro partes. Na primeira e segunda são desenvolvidas análises panorâmicas sobre a trajetória histórica do Serviço Social, sendo que na primeira é abordado o período de 1930 a 1979 e, na segunda, os anos 80 e 90. A terceira parte tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre os desafios postos na atualidade para o Serviço
Social na área da saúde e, para tanto, busca uma interlocução com alguns autores da área que refletiram sobre o tema. Por fim, na última parte do artigo, são apresentadas algumas questões e proposições sobre o Serviço Social na Saúde, tomando como referência – e não por acaso – os princípios fundamentais do atual código de ética dos assistentes sociais.
1. Panorama Serviço Social no período de 1930 a 1979
Neste item será enfocado o surgimento do Serviço Social a partir das influências sóciohistóricas da época.
1 - Texto revisto, e sintetizado, tendo por referência o artigo publicado pelos autores na coletânea “Saúde e Serviço
Social”, em 2004.
∗ - Assistente Social. Doutora em Serviço Social (PUC/SP). Professora aposentada da UFRJ. Professora Adjunta da
Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do projeto “Políticas públicas de saúde: o potencial dos conselhos do Rio de Janeiro”.
∗∗