O PAPEL DA CONTRA REFORMA NA EXPANSÃO DO TERCEIRO SETOR E O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL
É nesse sentido que este trabalho possui como objeto de estudo o “terceiro setor” como espaço institucional, a partir do estabelecimento da reforma do Estado na década de 90 e o projeto ético político do serviço social. O objetivo geral se propôs a discutir a reforma do Estado, a expansão do “terceiro setor” e as implicações desses processos contemporâneos para o projeto ético-político do Serviço Social.
Para tal intento, utilizamos como procedimentos metodológicos um estudo descritivo e analítico, resultante de uma pesquisa bibliográfica e documental desenvolvida através do estudo de obras e de análise de documentos, principalmente em publicações de Serviço Social, respectivamente sobre a reforma do Estado brasileiro, a expansão do campo de atuação do “terceiro setor” na esfera pública e o projeto ético-político do Serviço Social.
Para a construção do nosso quadro teórico, consideramos a conjuntura da reforma do Estado gestada na década de 90 e seus reflexos na atualidade, fazendo conexão com o projeto ético-político do Serviço Social. A análise foi referenciada na perspectiva de mostrar as conseqüências trazidas pela reforma do Estado para a sociedade civil, configurando o “terceiro setor” como espaço de atuação do Serviço Social. Frente a este novo espaço sócio-profissional, enfatizamos suas implicações