Projeto ético-político do serviço social e sua relação com a reforma
Este Projeto Profissional é um texto informativo que valoriza a conduta ética dos profissionais de Serviço Social e esta vinculada a um projeto de transformação da sociedade brasileira, todavia o projeto ético-politico não se propõe ser um redentor, é necessário ainda que o assistente social entenda sua dimensão política e para que este trabalho ganhe solidez e respeito frente às outras profissões é necessário que ele tenha em sua base um corpo profissional fortemente organizado. É debatido desde muito tempo sendo iniciado na transição da década de 1970 os de 1980 e este período marca um momento importante para o crescimento, fortalecimento e organização do Serviço Social no Brasil, marcado especialmente pelo enfrentamento e recusa ao conservadorismo profissional. A característica fundamental do mesmo é a construção de valores que o legitimam, seus objetivos e funções sociais, os vários conhecimentos obtidos por conhecimentos teóricos, métodos de intervenção, normas, práticas, para a transformação da sociedade e se compromete com a liberdade, autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos na sociedade.
A constituição de 1988 estabeleceu na sua composição diversos direitos ao cidadão entre eles a saúde, mas a realidade nos demonstra que esse direito não vem sendo atendido devido aos grandes desafios encontrados na rede pública, por esse motivo busca em analisar quais são os maiores obstáculos encontrados pelas pessoas principalmente aquelas nas quais se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social .
Projeto Profissional em 1980
Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
Quando se coloca em discussão a denominada questão social, dois