PROJETO: O ENSINO DE FÍSICA NO EJA
1. JUSTIFICATIVA:
A escola é o espaço privilegiado de aprendizagem em que se deve assegurar uma formação científica e tecnológica pertinente. Nesta perspectiva o presente Projeto de Pesquisa pretende trabalhar com duas dimensões essenciais do Ensino de Física no EJA, onde deve ter ações educativas através da utilização de um ambiente de aprendizagem e na educação profissionais técnica integrada na modalidade de jovens e adultos. Nesse caso, busco entender que a aprendizagem favorece a reflexão sobre a prática, o aprofundamento de conhecimentos pedagógicos específicos de Ciências e o contato com materiais inovadores.
O presente projeto visa dar continuidade ao estudo do desenvolvimento e a avaliação constante de um ambiente de aprendizagem e a elaboração de recursos pedagógicos referentes a Estudos de Caso da prática pedagógica do professor de Física e ao planejamento, implementação e avaliação de ações educacionais experimentais com os alunos jovens e adultos do terceiro segmento (Ensino Médio). Assim, as ações desenvolvidas se inserem no trabalho de desenvolvimento e avaliação permanente da tecnologia educacional e das atividades na formação inicial.
Desta forma, a procura pela oferta do Ensino Médio na Modalidade EJA apresenta uma considerável demanda, principalmente nos tempo atuais, onde a escolaridade é um fator de necessidade à vida pública. Sabemos que, as quase totalidades dos alunos de EJA são trabalhadores, e é com sacrifício, acumulando responsabilidades profissionais e domésticas ou reduzindo seu pouco tempo de lazer, que freqüentam em massa os cursos noturnos, na expectativa de melhorar suas condições de vida. A maioria nutre a esperança de continuar seus estudos, e ter acesso a outros níveis de ensino e habilitação, além é claro de conseguir um emprego melhor. Existem pais e mães que voltam a estudar na esperança de ajudar seus filhos na escola.
Na educação de adultos temos