Educação de jovens e adultos
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CAMPINAS 2011
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
TRABALHO DA DISCIPLINA
POLÍTICA EDUCACIONAL
CAMPINAS 2011 * Exposição sobre o nível :
A educação de jovens e adultos ( EJA ) é vista como uma forma de alfabetização quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola. O processo de educação no individuo tem três dimensões : 1. A individual – considera a pessoa como um ser incompleto, que tem a capacidade de buscar seu potencial pleno e se desenvolver, aprendendo sobre si mesmo e sobre o mundo.
2. A profissional – esta incluída a necessidade de todas as pessoas se atualizarem em sua profissão
3. A social – sendo este a capacidade de viver em grupo, um cidadão, para ser ativo e participativo, necessita ter acesso a informações e saber avaliar criticamente o que acontece.
* Inter-relação do tema com aspectos inclusivos :
A educação possibilita o individuo jovem e adulto retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades.
A educação de Jovens e Adultos representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar um caminho e desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades. Planejar esse processo é uma grande responsabilidade social e educacional, cabendo ao professor no seu papel de mediar o conhecimento, ter uma base solida de formação.
A educação de adultos é uma condição para uma plena participação na sociedade, da democracia, da justiça, da desigualdade entre sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico, além de um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de