Definição do termo Sagrado
PROFESSOR: SOLBREIRA
TURMA: 6
1° PERILDO
DISCIPLINA: DOUTRINA 1 – DEUS E CRISTOLOGIA
NOME: JOÃO LUCAS DA SILVA
CITAÇÃO: QUEM É DEUS?
SOBRAL – CE
(MAIO – 2011)
CITAÇÃO DO LIVRO: QUEM É DEUS?
Moddin, Batista, 1926 – Quem é DEUS? elementos de teologia filosófica/Batista Moodin; [Tradução José Maria de Almeida], - São Paulo: Paulus, 1997.-(filosofia)
Titulo Original: Dio: chi é? Elementi di teologia filosófica.
1. DEFINIÇÃO DO TERMO SAGRADO.
Na sua acepção mais própria, o termo “sagrado” significa “aquilo que pertence a uma ordem de coisas separadas, reservadas, inviolável; que deve ser objeto de respeito religioso da parte de um grupo de crentes”. (pág. 31)
O Sagrado é uma qualidade transcendental, tal como o verdadeiro, o bem, o belo, isto é, não esta ligada com as qualidades predicamentais, apenas a determinadas categorias de seres; ele se encontra em todos os entes. (pág. 33)
No desenvolvimento da consciência do sagrado podem ser divisadas quatro fases: a mitológica, a filosófica, a teológica, e a fenomenológica. (pág. 37)
.
Ao definir o sagrado, observamos que ele não é um objeto nem uma qualidade que se encontra imediatamente presente no interior dos objetos (como a beleza, a bondade, a cor o peso etc.); o sagrado está presente nos objetos de forma simbólica, não-direta. Os objetos são veículos da presença e da Épifania do sagrado, mas não é o sagrado em pessoa. (pág.41)
2 - A RELIGIÃO
O termo “religião” vem do latim religare, que significa “ligar, unir”. De fato a religião é um conjunto de mitos (relatos, textos sagrados, símbolos), ritos (preces, ações, sacrifícios), e normas (mandamentos, preceitos, regras) com o qual o homem exprime e realiza seus contatos com Deus. (pág.48)
O fenômeno religioso é um fenômeno eminente humano; não pode ser encontrado nos demais