Projeto e administração de obras
Engenharia Elétrica
Projetos e Administração de Obras
Capítulo 4 Concepção de um projeto
1. Introdução
O objetivo desse capítulo é entender melhor um projeto mesmo ele estando no seu início, conhecer a abordagem do Ciclo de vida do projeto e definir formalmente o início do projeto.
Nunca se deve deixar de observar os objetivos e princípios que regem o gerenciamento de projetos, sendo extremamente importante a definição de papéis-chaves para o início e o desenvolvimento do projeto.
Ao desenvolver um projeto, dois marcos são bem definidos: um início e um fim. Inicialmente, têm-se poucos esforços com a estruturação, mas à medida que as ideias vão amadurecendo tornam-se necessárias ações mais efetivas.
Este capítulo apresenta o Ciclo de Vida de um projeto, o Registro de informações na concepção do projeto, os Objetivos e princípios no gerenciamento de um projeto e os Papéis a serem definidos no início do projeto.
2. Desenvolvimento
2.1 Ciclo de vida no projeto
Assim como os produtos, os projetos também apresentam um ciclo de vida, eles possuem início e fim determinado. Entre o início e final há um desenvolvimento, uma estruturação uma implantação e, finalmente, uma conclusão.
Para auxiliar a visualização do nascimento, do desenvolvimento e da finalização de um projeto, supõe-se um ciclo de vida estático do projeto, pois facilita a adoção de padrões de documentos, atividades e tomadas de decisão. Mas na realidade um projeto é bastante dinâmico. Na maioria das vezes atividades que seriam do planejamento ou execução devem ser antecipadas, para saber o que fazer e assim atuar dentro do prazo e orçamento previstos, portanto não é claro quando uma fase começa e outra termina.
Com o ciclo de vida pode-se prever o consumo de recursos, etapa por etapa, durante todo o tempo demandado por ele, permitindo a elaboração de um anteprojeto e um estudo de viabilidade sobre o que se pretende