Projeto A musicalização como prática educativa.
1 PARTE I: PESQUISA 2
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 2
1.2 OBJETIVOS 2
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO 7
2.1 METODOLOGIA 7
2.2 CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXOS 8
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
A Área de Concentração a ser trabalhada é metodologias de ensino e o tema proposto é: A musicalização como prática educativa. Considerando a infância a fase mais importante da vida de uma criança, a escolha do tema a Musicalização como prática educativa, vem sendo muito debatida como proposta de ensino e aprendizagem a fim de nos orientar nas ações pedagógica. Sendo que, a musicalidade faz parte do cotidiano de nossas crianças das mais variadas formas, sempre pautada em objetivos pedagógicos e prazerosos.
Por gostar muito de músicas infantis, pretende-se aprofundar os conhecimentos nessa área, pois este tema envolver o mundo do lúdico junto com o mundo da música e isso hoje, não se vê muito nas escolas. É através do faz de conta e da música que a criança aprende brincando.
1.2 OBJETIVOS
Conhecer através de um breve histórico sobre os primórdios da música;
Proporcionar aos alunos uma formação que lhe permita lidar com o seu universo social, corporal, participando da valorização das músicas que caracterizam o seu entorno cultural;
Observar como a criança desenvolve o lúdico através da música.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado Novo Mundo.
De acordo com França (1953) outras influências foram se somando ao longo da história, estabelecendo uma enorme variedade de estilos