Interdisciplinariedade
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
PED (9741) – Trabalho de Graduação
19/03/2012
Resumo
1 Introdução
2 Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade é uma função de várias disciplinas integrada, pois as crianças aprendem de uma forma mais rápida e prazerosa, assim as matérias estão mais interligadas e não mais isoladas.
Segundo Japiassu (1976), “A interdisciplinaridade faz-se mister à intercomunicação entre as disciplinas, de modo que resulte uma modificação entre elas, através do dialogo compreensível, uma vez que a simples troca de informações entre organizações disciplinares não constitui um método interdisciplinar.”
Como o autor diz, deve haver uma comunicação entre as disciplinas, pois com a simples troca de conhecimentos entre as mesmas, os professores podem tornar suas aulas mais práticas e dinâmicas onde os alunos tomem gosto daquilo que estão fazendo.
Falar em interdisciplinaridade é pensar em novos caminhos, revelando novos meios para o processo educacional. Refletindo assim a importância do professor de educação infantil.
A interdisciplinaridade tem como suporte variado de atividades que na educação de cada criança os educadores podem trabalhar movimentos corporais, motricidade ampla e fina, atividades lúdicas, musicais, brincadeiras... Pensando assim numa criança mais capaz e numa educação mais eficaz e interdisciplinar.
A mesma vai de encontro dos seres e dos saberes, procurando transpor limites de fragmentação do conhecimento recuperando assim possibilidades de fazer o novo, o diferente.
Visando assim, a interdisciplinaridade evidencia a ação, o modo de agir e ser; “interdisciplinaridade é uma atitude, isto é, uma externalização de uma visão do mundo.” (Fazenda, 2005, p: 24).
Nesta perspectiva, é necessário repensarmos o nosso papel como educadores, como mediadores da relação aluno/conhecimento, pois é a partir dessa concepção que o professor começa a investir mais em conhecimentos para