INTERDISCIPLINARIEDADE
Cristiane Celly Teixeira de Almeida1, Gláucia Previato2, Maria Aparecida dos Santos
Sarto3, Profª. Msc. Maria Angélica Gomes Maia, Orientadora.
1
Universidade do Vale do Paraíba/ISE, Rua Tertuliano Delphim Jr., 181.
Resumo – O Currículo de Arte está permeado pelos diversos meios de expressão, de comunicação e de criação artística. A arte caminha na interdisciplinaridade; elas estão intimamente entrelaçadas, pois não existe Arte, sem a reflexão que ela nos permite fazer do mundo em que vivemos.Este artigo busca investigar o currículo de Arte e sua natureza interdisciplinar, trazendo importantes reflexões sobre o currículo de Arte e a Interdisciplinaridade no contexto educacional.Trabalhar interdisciplinarmente requer esforço e mudança de atitudes e fomenta-la no processo criativo do aluno para que o professor contribua para tais mudanças no modo de pensar, buscar e realizar o fazer e o conhecer Arte.
Palavras-chave: Currículo/ Arte/Interdisciplinaridade
Área do Conhecimento: Ciências Humanas (Educação)
1. INTRODUÇÃO
O que é interdisciplinaridade no ensino da Arte? É com esta questão que o presente artigo busca pontuar a interdisciplinaridade como um dos elementos pilares na concepção de currículo que busque romper com as fragmentações das disciplinas e avance na compreensão e qualidade da escola.
Como a própria palavra já diz, interdisciplinaridade não é algo fechado em si mesmo, pois desta maneira não seria possível realizá-la de maneira eficaz. Ela é a relação, a interação e o envolvimento entre duas ou mais disciplinas que tornam o ensino mais eficaz e qualitativo.
Segundo FAZENDA (apud SUERO,1986, p.18-19)
“[...] A palavra interdisciplinaridade evoca a “disciplina” como um sistema constituído ou por constituir, e a interdisciplinaridade sugere um conjunto de relações entre disciplinas abertas sempre a novas relações que se vai descobrindo. Interdisciplinar é toda
interação