Educa o Musical nas creches e pr
Professora Cláudia Leão
Ementa: A linguagem sonoro-musical na infância (0 a 5 anos).
Os processos de musicalização para bebês. Os processos de musicalização para crianças de 3 a 5 anos. Relações teórico - práticas do fazer musical na infância. Reflexões sobre a Educação Infantil e a imagem de infância nesse contexto, numa perspectiva sócio-histórica. A história da Educação Infantil e o currículo escolar. O lugar do professor de música como integrador de disciplinas e projetos. Projetos de pedagogia musical dentro da escola.
Estratégias de trabalho: Aulas expositivas; leitura e análise de textos; Debates e trabalhos de grupo; Exploração crítica e criativa de vídeos, de linguagens imagéticas e da arte; Observações e discussões de situações da prática; Dinamização de vivências e experiências.
Objetivos:
1. Estudar as perspectivas da educação musical ao longo da história e relacioná-las às práticas subjacentes nos contextos educacionais contemporâneos e, assim, refletir sobre a necessidade de se repensar o papel e o lugar da música na educação infantil.
2. Analisar o desenvolvimento infantil a partir do diálogo entre a música e a educação.
3. Discutir criticamente concepções sobre bebê e criança de 3 a 5 anos, visando à compreensão da criança como sujeito relacional.
4. Reconhecer diferentes linguagens que permeiam as práticas educativas e são inerentes às crianças pequenas.
5. Refletir sobre o espaço/tempo dedicado ao movimento e ao brincar com a linguagem sonoro-muisical.
6. Discutir e vivenciar a disponibilidade do profissional como um pressuposto para o estabelecimento de uma relação autêntica e genuína com a criança.
7. Discutir o papel do professor de música como integrador dentro da dinâmica escolar.
8. As possibilidades de acolhimento de uma verdadeira educação musical dentro das escolas.
9. Sensibilizar musicalmente o educador para a relação com a criança, a partir de vivências de