Projeto UAN Desperdício
Escola de Nutrição
Departamento de Alimentos - DEALI
Práticas em Administração e Planejamento de
Serviços de Alimentação – ALI 308
Profa.: Sônia Maria de Figueiredo
Projeto:
Camila Rodrigues Cioglia – 09.2.7012
Karenn Soares –
Verônica Paiva – 10.2.7118
Ouro Preto - MG
Abril/2013
Introdução:
Uma Unidade de Alimentação e Nutrição é uma unidade de trabalho que desempenha atividades relacionadas à alimentação e nutrição, como o fornecimento de refeições. Tem como objetivo fornecer refeições equilibradas nutricionalmente, com bom nível de sanidade, adequadas ao comensal (consumidor em alimentação coletiva). Esta adequação deve procurar manter a saúde dos clientes, além de buscar desenvolver hábitos alimentares saudáveis.
Além dos aspectos relacionados à refeição, uma UAN objetiva ainda satisfazer o comensal com o serviço oferecido. “Isto engloba desde o ambiente físico, incluindo tipo, conveniência e condições de higiene de instalações e equipamentos disponíveis, até o contato pessoal entre funcionários da UAN e os clientes, nos mais diversos momentos”.
O nutricionista é o profissional habilitado para trabalhar em qualquer uma das dimensões citadas acima. Ele atua nas mudanças dos processos, nas condições e ambientes de trabalho.
Existem vários tipos de restaurantes, entre eles estão os industriais que são aqueles presentes dentro das empresas ou indústrias. Seu objetivo se fundamenta na boa e adequada alimentação de seus funcionários, desta forma, gerando maior produtividade, satisfação e saúde dos mesmos (RIBEIRO,2002).
De acordo com a Associação brasileira de empresas e restaurantes comerciais - Aberc (2001 apud VIEIROS, 2002) o mercado de refeições coletivas fornecia 4,9 milhões de refeições ao dia, o que representa 2,5 mil toneladas de alimentos, gerando 150 mil empregos. Calcula-se que o número de unidades de refeições coletivas seja superior a 40 milhões diariamente, sendo