projeto tese
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AQUICULTURA
NÍVEIS DE INCLUSÃO, DIGESTIBILIDADE E LIMITANTES DO USO DE SUBPRODUTOS DA INDÚSTRIA PECUÁRIA EM DIETAS PARA TILÁPIA-DO-NILO (Oreochromis niloticus)
Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nível Doutorado.
Autor: Vitor Augusto Giatti Fernandes
Orientadora: Dra. Débora Machado Fracalossi
Florianópolis - SC
Junho 2013
Resumo
O aumento da produção aquícola nos últimos anos provocou um aumento na demanda por farinha de peixe (FP) e com a estagnação da produção pesqueira mundial, a procura por ingredientes proteicos que possam substituir a FP é tema prioritário de pesquisa na área de nutrição de peixes. O uso de subprodutos da indústria pecuarista tais como a farinha de vísceras de aves (FVA), farinha de vísceras de suínos (FVS), farinha de penas (FPN) e farinha de sangue (FS) na produção de dietas para organismos aquáticos é desejável, pois esses ingredientes reúnem boas características nutricionais, além de relativo baixo custo e apelo ambiental. Entretanto, o uso destes ingredientes pode ser limitado pela variabilidade em sua composição e qualidade, bem como a presença de corantes bioacumulativos, os quais são utilizados como quimioterápicos na pecuária, tais como verde de malaquita e violeta genciana. Estes corantes são conhecidamente carcinogênicos e mutagênicos e proibidos na maioria dos mercados consumidores. A tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) é atualmente a espécie mais criada na aquicultura brasileira, representando quase 40% de toda a produção aquícola continental do país. O objetivo deste estudo é verificar a digestibilidade de uma seleção de subprodutos da indústria pecuarista para a tilápia-do-Nilo, bem como o seu nível de tolerância na dieta, acúmulo de verde de malaquita e violeta genciana no