PROJETO TECNOLÓGICO II - centro distribui
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
PROJETO TECNOLÓGICO II
ALINE FAÉ
ANDREZZA GUEDES
DAIANE SOUZA
JAQUELINE CANTÃO
KATHLIN MUNHOZ
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
VILA VELHA
2014
Resumo
A grande competitividade no mercado e o crescimento das organizações têm exposto as empresas a uma demanda por competências no atendimento de suas necessidades, principalmente no abastecimento de seus pontos de venda. A utilização de tecnologias de informação no apoio ao processo logístico vem sendo utilizado como uma grande parceira para a otimização dos processos e melhoria do nível de serviço. A gestão do armazém sempre representou um desafio para as organizações, de maneira que, manter o estoque de forma acessível e com prazos de atendimento reduzidos passou a significar um dos fatores de competência para as empresas.
Logistica
É possível definir o processo logístico como o controle do fluxo de informações e bens, com a finalidade de atender as necessidades do consumidor e suas exigências, desde o seu ponto de origem até o destino, controlando da melhor forma possível a entrega e disponibilização dos produtos ou serviços, por meio de um eficiente gerenciamento e controle de informações, sempre visando atender aos pedidos com o menor custo possível.
Ballou (2006) conceitua logística como o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo de informações eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as exigências dos clientes.
Para que a logística seja eficiente, seus processos devem ser ágeis, rápidos e com um gerenciamento de materiais para se ter acuracidade no seu armazenamento. Para uma definição ampla de logística Gomes e Ribeiro (2004), observam a mesma de forma integrada onde “O conceito era individualizado no estudo do transporte, estoque e armazenagem, mas atualmente o conceito de logística integrada que