Receita
Ingredientes:
3/4 xícara de avelãs cruas, sem pele* 5 colheres de sopa de creme de avelã com cacau 2 colheres de sopa de manteiga de cacau derretida (ou óleo de coco) 2 colheres de chá de extrato de baunilha natural (ou uma fava) 2 colheres de sopa de cacau em pó 1 colher de sopa de chia 1 colher de sopa de mel silvestre ou melado de cana uma pitada de sal marinho 1/4 de xícara de liquor de cacau (ou chocolate 85 a 100%)
Modo de preparo:
Em um processador, pulse juntos 1/2 xícara de avelãs e a chia, até virar uma farinha fina. Enquanto isso, derreta em banho-maria, em uma tigela de aço inox média, a manteiga de cacau. Pegue o restante das avelãs e pique grosseiramente. Em uma tigela grande, misture a farinha e 1 colher de sopa da manteiga com o creme de avelã, a baunilha, o cacau em pó, o melado/mel e o sal.
Misture bem para que a massa fique bem homogênea, preferencialmente com as mãos untadas em um pouco de óleo de coco. Faça bolinhas e passe-as na avelã picada. No restante da manteiga derretida, derreta o liquor de cacau/chocolate e misture bem. Usando um garfo, mergulhe os bombons na mistura e coloque para endurecer em uma travessa coberta de papel-manteiga. Depois de todos os bombons estarem cobertos, coloque a travessa na geladeira por 10 a 15 minutos, ou até ficarem firmes.
Guarde em um recipiente de vidro fechado por 3 a 5 dias. Se o clima estiver muito quente, armazene no lugar menos frio da geladeira e retire alguns minutos antes de consumir, para ficar macio.
*Em uma travessa rasa, toste as avelãs em forno pré-aquecido a 160/180ºC por 10 minutos ou até a pele começar a soltar. Retire-as do forno, coloque dentro de um pano de algodão limpo, enquanto ainda estiverem quentes, e esfregue para retirar as cascas (não tem problema se restar um pouquinho).