Projeto social
A instituição capacita, prepara e encaminha jovens para empresas em diversas regiões do país, por meio de sua inserção em Programas de Aprendizagem de acordo com a Lei 10.097/00 (Lei do Aprendiz). Essa preparação se dá sendo uma das principais ações sociais disponibilizadas pelo Espro: a Capacitação Básica para o Trabalho, curso gratuito, com foco comportamental, que oferece grande diferencial na formação de jovens de baixa renda e auxilia significativamente o seu ingresso e adaptação no mundo do trabalho.
O Espro é um das instituições mais engajadas na causa da Aprendizagem no Brasil. Participa e apóia todas as iniciativas governamentais, empresariais e do terceiro setor que possam fomentar a oportunidade de primeiro emprego aos milhares de jovens brasileiros. Desde 2000 faz parte de Fóruns, comissões e trabalhos que possam alavancar a inclusão social por meio da capacitação social e dos programas de Aprendizagem.
O atendimento do Espro é destinado aos jovens entre 14 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, matriculados ou concluintes da rede pública de ensino, inclusive portadores de deficiência. Há também para as famílias, atividades que envolvem qualidade de vida e estimulo à geração de renda, que possibilitam aos pais dos jovens atendidos a oportunidade de acesso aos direitos, reciclagem profissional, apoio ao vínculo familiar e, consequentemente, promoção da inclusão social.
Para garantir a Aprendizagem, os jovens recebem orientações das áreas Educacional e de Acompanhamento do Espro, que são responsáveis pela capacitação e monitoramento da Aprendizagem teórica e comportamental dos jovens, além de áreas de relacionamento e apoio aos gestores das empresas parceiras. Os pais também acompanham o desenvolvimento dos jovens, em reuniões periódicas, desenvolvidas e organizadas pelo NADS – Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Social.
O Sistema Didático é próprio, os instrutores são totalmente capacitados e o