Projeto Queijo Minas
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
ANA CAROLINE MACHADO PICOLOTTI
HELENA MANENTI MARTINS
JOÃO VITOR SCARSI PATRICIO
JOÃO PEDRO OMENA
FABRICAÇÃO DE QUEIJO MINAS
CRICIÚMA – 2013
ANA CAROLINE MACHADO PICOLOTTI
HELENA MANENTI MARTINS
JOÃO VITOR SCARSI PATRICIO
JOÃO PEDRO OMENA
FABRICAÇÃO DE QUEIJO MINAS
Relatório de Processos Industriais II apresentado a professora Morgana Nuernberg Sartor Faraco do Curso Técnico em Química da SATC.
CRICIÚMA – 2013LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Materiais 9
Tabela 2 – Reagentes 9
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
L - litros mL – mililitro
°C – graus Celsius SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A produção de queijo minas é o método mais caseiro e prático dentre todos os métodos, por ser mais primitivo quanto ao preparo e pela facilidade em se fazer, essa prática foi à colocação das teorias ensinadas em sala por isso sua pertinência.
A matéria dada em sala foi à explicação quanto a procedimentos industriais bem como suas formas caseiras, o modo como os alunos puderam por demonstrar o que foi ensinado foi através da produção do queijo.
Toda aula prática é bem vinda, tendo em mente que a prática abrange vários conhecimentos, bem como o cuidado, o saber da matéria e a experiência com o algo novo ali demonstrado.
Por seguinte, será mostrado toda a prática feita, os materiais e reagentes usados como também os resultados obtidos e a conclusão do grupo sobre o assunto em questão e sua abrangência.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segue abaixo a lista de fundamentações teóricas referentes a prática realizada sobre a fabricação de Queijo Minas:
2.1 LEITE
Segundo Brasil Escola:
É produzido pelas glândulas mamárias presentes nas mulheres e nas fêmeas de mamíferos. É composta por água, caseína que abriga 80% das proteínas do leite, butirina e lactose.
Segundo BabCok:
“O leite é um produto comum