producao queijo
TER – Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental
Disciplina: Construções Rurais
Professora: Jessica Zimmermann
Estudo Analítico de Projeto e Elaboração do Memorial Descritivo de Agroindústria de Produção de Queijo Minas Frescal
Niterói 2013
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS
1. Características da atividade
1.1 O Produto
QUEIJO MINAS FRESCAL
O queijo minas frescal encontra-se entre os queijos mais consumidos no Brasil. Apresenta massa crua, coloração esbranquiçada, consistência mole e textura fechada. Normalmente é vendido na forma cilíndrica, com o peso variando em torno de 0,5 a 3 kg. O queijo acabado apresenta, em média, a seguinte composição: 55% a 58% de umidade; 17% a 19% de gordura; teor de sal variando entre 1,4% e 1,6%; e pH entre 5,0 e 5,3.
DIFERENÇAS ENFRE O QUEIJO MINAS FRESCAL E O QUEIJO MINAS PADRÃO
O queijo Minas Frescal tem como características o alto teor de umidade, massa branca, consistência mole e é feito a partir do leite de vaca pasteurizado, fresco e sem acidez. Não sofre nenhuma maturação (processo de secagem), sendo embalado e vendido assim que é produzido. Sua validade é curta, de até 20 dias, desde que sob refrigeração adequada. Costuma produzir um excesso de soro, que deve ser constantemente descartado pelo consumidor. Após a abertura da embalagem, deve ser consumido em até 5 dias.
O queijo Minas padrão, por sua vez, é mais seco e firme, pois logo após receber sua forma final é salgado e entra em processo de maturação por aproximadamente 30 dias. Sua coloração varia de branco a creme, no seu interior, e levemente amarelada, na casca. Tem validade maior que o Minas Frescal – cerca de 90 dias – devendo-se atentar para as orientações do fabricante para conservação.
1.2 Situação de mercado
Os queijos podem ser comercializados em mercados, açougues, lojas de hortifrutigranjeiros, padarias, pizzarias, restaurantes, feiras livres, diretamente ao consumidor ou