Isolamento de Produtos Naturais por Arraste de Vapor
Profª Ieda Lúcia Viana Rosa
Experiência 16: Isolamento de Produtos Naturais por Arraste de Vapor
Turma: G
1. Introdução
O objetivo desta experiência consistiu em extrair um óleo essencial pelo método de destilação por arraste de vapor. Óleos essenciais são misturas complexas de compostos orgânicos voláteis que possuem aromas agradáveis. Podem ser encontrados em pequenas vesículas das folhas, pétalas e cascas, sendo fundamentais para as indústrias de perfume, alimentos, fármacos e materiais de limpeza. Neste experimento, o óleo foi separado de cascas de laranja, calculando-se o rendimento percentual do processo.
2. Procedimento Experimental
Primeiramente, foram trituradas cascas de três laranjas em um liquidificador comum com 100 mL de água destilada. A mistura resultante foi transferida para um balão de fundo redondo.
Feito isso, montou-se o sistema de destilação simples, no qual o balão preparado anteriormente foi acoplado. Neste caso, foi utilizado um bico de gás para o aquecimento do sistema, como representado na Figura 1.
O procedimento escolhido para a realização deste experimento foi do Tipo B, no qual o vapor é gerado no mesmo frasco onde se encontra o material vegetal, pois as substâncias que nele se encontram não correm o risco de se degradar caso expostas a um vapor superaquecido.
Destilada a mistura, o conteúdo do balão coletor do sistema foi transferido para um funil. Para realizar a separação do óleo da solução, esperou-se alguns minutos até que ocorresse a decantação da mistura. A separação foi mecânica e manual, na qual escorreu-se a solução – que se encontrava abaixo do óleo na mistura – até restar apenas o óleo no funil.
Após a separação, transferiu-se o conteúdo do funil a um tubo de ensaio – previamente pesado – e pesou-se a massa de óleo obtida pelo processo a fim de se obter um rendimento percentual.
3. Resultados e Discussão
A Tabela 1 apresenta os valores de