Produção de queijo mussarela
Produção de Queijo Mussarela
Professora: Tânia Brito
Serie: 3°F
Matheus Nascimento
1. INTRODUÇÃO:
O leite é um alimento natural conhecido pelo seu excelente valor nutritivo, além de energético. Contribui para diversas funções em todas as idades. Ao transformar o leite em outros alimentos, como por exemplo, o queijo tipo mussarela, estamos diversificando e melhorando a qualidade nutricional de nossa alimentação diária (VALSECHI, 2001).
De acordo com Raniere (2008) o queijo é um produto concentrado de proteínas e gorduras, obtido a partir do leite coalhado, separado do soro e amadurecido durante tempo variável, dependendo do tipo que se deseja fabricar.
O queijo tipo mussarela que tem origem italiana (originário das províncias de Salermo e Castela), no Brasil é um dos queijos mais fabricados, consumidos e apreciados. Aqui, a tecnologia aplicada é muito diversificada e, portanto os queijos apresentam variações em sua composição. Sua massa é esbranquiçada, firme, compacta e de sabor ligeiramente ácido. O seu rendimento é de 1(um) quilo de queijo para 10 (dez) litros de leite, podendo se dispor de vários formatos, como: retangular, traças, bolinhas, entre outros.
O queijo mussarela é um queijo com as seguintes características:
- massa fresca,
- massa filada,
- massa semi-cozida;
- não maturado;
- consistência firme;
- sabor suave e levemente ácido;
- denominações e variedades: Mussarela, mozzarella, caccio cavalo, cabacinha, palito, nózinho. 2. OBJETIVO:
Aprender a fazer todo o processo de produção de queijo mussarela seguindo as normas de qualidade e de higiene exigidos pelas instituições de fiscalização.
3. MATERIAIS:
4.1. Matéria-prima: * Leite. * Fermento Lácteo. * Cloreto de Cálcio. * Coalho.
4.2. Equipamentos e Utensílios: * Balança. * Caldeirão. * Colher. * Concha. * Faca. * Dessorador. * Papel Filme. * Mesa de