projeto político pedagógico
Segundo Vasconcelos (1995) “planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto”. O planejamento ajuda a realizar aquilo que se deseja.
Ao planejar, o professor além de entrar em contato com a teoria, a utiliza para compreender seu espaço educativo, sua prática pedagógica, pois planejar vai além de listar conteúdos programáticos associados a atividades: é pesquisar e construir suas próprias possibilidades argumentativas e teóricas.
Para Gandin, planejar em educação implica elaborar, executar e avaliar. AS FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO SÃO:
Esclarecer princípios, diretrizes e procedimentos de trabalho docente que garantam a articulação entre função da escola e as exigências do contexto social em que está inserida;
Manifestar a relação entre o posicionamento filosófico, politico-pedagógico é profissional do professor com suas ações educativas efetivas.
Assegurar a realização de um processo de ensino de qualidade, evitando imposição e rotina, por meio de preparação das ações e replanejamento, sempre que novas situações surgirem no processo de ensino- aprendizagem. PARA LIBÂNEO O PLANEJAMENTO ESCOLAR DEVE:
Diagnosticar e analisar a realidade da escola identificando, assim, dificuldades existentes e as causas que as originam; definir objetivos e metas de acordo com a política e as diretrizes do sistema escola, com as intenções, expectativas e decisões da equipe da escola;
Determinar as atividades e tarefas a serem desenvolvidas de acordo com as prioridades e com recuo
Planejamento, como processo é permanente. O plano como produto é provisório.
Projeto estabelece alvos e metas para transformar o contexto em outra realidade mais adequada aos fins e desejos humanos, desde que seja algo realizável num futuro próximo mediante a ação transformadora do trabalho.
O projeto é político porque envolve aspectos sociais e econômicos, considerando o contexto em que