comportamento
Há vários tipos de teoria para a origem da personalidade, uma delas é a hereditariedade. Estudos comprovam que irmãos gêmeos foram separados ao nascer, se encontraram depois de alguns anos e tem as mesmas características pessoais, os mesmos gostos e preferências, tem o mesmo tipo de profissão entre outras, que ligam há uma genética, por isso temos a teoria da hereditariedade.
Uma outra teoria é o ambiente em que a pessoa cresce, na maioria das vezes são influenciadas pelos familiares, pela cultura local e a forma que a criança é educada após seu nascimento e por se acostumar com o ambiente acaba não aceitando mudar o hábito.
A teoria dos traços é baseada no comportamento dos seres humanos, muitos ajudaram a chegar nessa teoria, o problema dessa teoria foram centenas de traços para formar uma personalidade, assim ficou muito difícil de entende -lá.
Mais recentemente, estudos destacaram cinco fatores chamados de big five que são:
Extroversão, agradável, consciência, estabilidade emocional e abertura da experiência.
A teoria dos traços foi muito criticada por se basear apenas em características e também por ignorar as influências do ambiente.
A teoria psicodinâmica está baseada no trabalho do psicanalista Sigmund Freud.
A personalidade é resultado de três elementos: id, ego e superego, elementos primitivos com os instintos e impulsos.
Segundo Carl Rogers, a teoria humanística vem da vontade do homem de se satisfazer, sentir-se realizado tanto pessoal como profissionalmente.
Abordagem integrativa diz que a personalidade é resultado de emoções, atitudes, expectativas e fantasias. O conjunto desses fatores citados é o resultado deles que determina