Projeto Político Pedagógico
Em outras palavras, o que falta não é o conhecimento, mas a coragem para fazer o uso desse conhecimento, sabendo que isso acarreta consequências que em diversos momentos nos levarão a embates ferrenhos, alguns deles perderemos, outros tantos venceremos. Ao final das contas o resultado é sempre de lucro uma vez que não se deixa mais levar comodamente pelas ideias e pensamentos alheios, mas como um ser capaz coloca suas próprias ideias em prática para serem apoiadas ou rechaçadas. Pensar por conta própria é um esforço que leva o sujeito a ser livre. Portanto, para ser livre o sujeito precisa tomar a decisão de ser livre. Isso na visão de Kent é ser livre.
Aquele que se acomoda com a pequenez e a ser tutelados a vida inteira são como aqueles aos quais se referiu o maior de todos os sábios terrenos quando diz: “"Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas." Têm sempre uma desculpa para não ir adiante.
Hoje mais do que nunca é necessário uma volta do pensamento, da liberdade, da independência, numa sociedade onde o que temos é um estimulo a “burrice” através dos programas mais bisonhos dos meios de comunicação, especialmente a televisão, que tira do preguiçoso a capacidade ou o desejo de pensar , criticar e agir para o melhor no seu meio social.
2) Qual é a relação entre conhecimento e os valores na formação humana?
A relação é íntima e