PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
1 INTRODUÇÃO
O conjunto de ideias que a comunidades escolar pretende executar durante o ano escolar, precisam estar colocadas em um documento escolar, que damos o nome de projeto político- pedagógico “O Projeto Político Pedagógico”, dentro de suas dimensões “político” e pedagógico”, busca o "novo" sem "desprezar" o que já está instituído, a sua construção coletiva propicia um fazer pedagógico consciente e valoriza a cultura local transformador. A cultura da participação exige tempo de amadurecimento, desde que seja incentivada e valorizada. O PPP exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicação de seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos como com o processo educativo, ele precisa ser concebido com base nas diferenças existentes entre seus autores, sejam eles professores, equipe técnico-administrativa, pais, alunos e representantes da comunidade local. É portando, fruto de reflexão e investigação.
2 DESENVOLVIMENTO
Nenhuma mudança é fácil; ela implica em intenção, ação, reflexão, ação e rupturas. Ao realizar o Projeto Político Pedagógico, com intenções de mudar o cenário educacional, é preciso saber que tipo de indivíduos se quer formar e quais os anseios da sociedade, projetar-se para o futuro num esforço coletivo de acertar, o Projeto Pedagógico da escola pode ser considerado como um momento importante de renovação da escola. Projetar significa "lançar-se para frente", antever o futuro diferente do presente.
As finalidades do Projeto Político Pedagógico são várias, dentre elas destaca-se o seu potencial transformador, uma de suas finalidades é “ser um instrumento de transformação da realidade; resgatar a potência da coletividade; gerar