Projeto Politico Pedagogico
O projeto político pedagógico e um documento que vem sendo construído e propondo novos caminhos, para uma escola diferente. Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, conhecimento e com a função social da escola, obriga a um pensar e uma reflexão contínua de todos que os envolvidos neste processo.
O projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e Instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade do ensino. No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo.
Projicere, que significa lançar para diante. Plano, intento, desígnio. Empresa, empreendimento. Redação Provisória de lei. Plano geral de edificação (Ferreira 1975, p.1.144). Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou Encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (o PPP, ou simplesmente projeto pedagógico).
A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo. Ele pode se dar no âmbito do Conselho Escolar, em que os