Projeto pedagógico eja - sexualidade, prazer em conhecer.
Título:
Sexualidade, prazer em conhecer.
Identificação:
Professora:
Coordenadoras:
Cronograma:
INTRODUÇÃO:
SEXUALIDADE
O Estudo da Sexualidade deve ser visualizado como consequência construtiva para o ajustamento da pessoa, evitando sentimentos de angústia, de culpa e medo da punição. Assim, a visão holística favorece a saúde como um todo e o próprio processo de aprendizagem. Abordar sexualidade apenas no campo físico, é restringir o conhecimento e atenuar os problemas. A visão holística abrange além do campo físico, o moral, o psicológico e o espiritual, facilitando o processo de entendimento e das formas terapêuticas de resolvê-los, interrompendo o ciclo. O principal objetivo do Estudo da Sexualidade é despertar a Responsabilidade Sexual, revertendo a inversão dos valores, ou seja, da poluição sexual para os princípios reflexivos da prática sexual afetiva, sem constrangimento de qualquer natureza.
O Estudo de Sexualidade deverá conduzir à igual responsabilidade entre os sexos, analisando, permitindo e defendendo as diferenças. A proposta pedagógica é preventiva, pois uma criança que tenha na base de formação as informações verdadeiras sobre seu corpo sexuado poderá crescer um adolescente ou adulto com maiores possibilidades de lidar melhor e responsavelmente com a sexualidade de maneira sincera, prazerosa e harmoniosa. É grande a dificuldade de se falar em sexo, sexualidade e de relacionamentos afetivo-sexuais,devido aos tabus, preconceitos, insegurança, desconhecimento e tantos outros pré-conceitos os quais afastam os seres humanos do equilíbrio físico, psíquico, moral e espiritual, aprisionando-os no egoísmo individual, inibindo assim sua felicidade real.
Durante os diálogos em sala de aula com os alunos, buscamos sempre um equilíbrio de conduta para não inibir nem constranger, através de trocas de experiências, onde as pesquisas