Sexualidade
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um sistema de ensino utilizado na rede pública no Brasil para a inclusão de jovens e adultos na educação formal. É uma modalidade de ensino voltada para aquelas pessoas que não tiveram acesso às salas de aula da educação regular ou não puderam concluir seus estudos na idade e no tempo adequado, pelos mais diversos motivos. Conforme orientação do Ministério da Educação (MEC):
A LDBEN nº 9.394/96 prevê que a educação de jovens e adultos se destina aqueles que não tiveram acesso (ou não deram continuidade) aos estudos no Ensino Fundamental e Médio, na faixa etária de 7 a 17 anos, e deve ser oferecidas em sistemas gratuitos de ensino, com oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características, interesses, condições de vida e de trabalho do cidadão. (MEC, 2002, p.17)
Nesse sentido, o público-alvo da EJA caracteriza-se por sua heterogeneidade, seja pela idade dos alunos, seja pelas diferenças relacionadas á forma como cada sujeito estabelece suas relações com a sociedade.
Para muitos professores que ensinam a jovens e adultos, não é fácil trabalhar junto a um público tão diversificado e rico de experiências pessoais e profissionais que poderiam auxiliar no seu próprio processo de aprendizagem. Essa reflexão leva à necessidade de buscar subsídios para a aplicação de um projeto pedagógico junto à EJA.
A fim de entender sobre sexualidade de forma geral, torna-se importante primeiramente compreender a diferença existente entre “sexo” e “sexualidade”. Enquanto o Sexo é entendido a partir do biológico, remetendo-se a idéia de gênero, feminino e masculino. A sexualidade vai além das partes do corpo, refere-se ao lado afetivo, psicológico e sexual de uma pessoa, seja ela, o sexo feminino ou masculino. Constituindo-se como uma característica que está estabelecida e está presente na cultura e história do homem. (Marta, 1998).
Entender a diferença