Analise Critica - PPP
ANÁLISE crítica da PRÁTICA
Elizeu Zacarias Guedes Junior1
Este trabalho tem como objetivo fazer uma analise de um projeto politico pedagógico real de uma instituição de ensino, se utilizando do referencial teórico de autores como Moacir Gadotti, que compartilha a noção de projeto politico pedagógico construído coletivamente dando ênfase a dimensão politica do mesmo e Ana Canen que vê o projeto politico pedagógico como um mapa para as ações da escola e como referencia para as questões éticas da instituição. Ao final, utilizando-se destas categorias analíticas, pretendemos avaliar o projeto político pedagógico de uma referida instituição a fim de compreender se a sua concepção guarda relações com reflexões propostas por estes autores.
Introdução
Um projeto pedagógico de uma escola se constitui no cerne da visão da instituição com relação ao seu próprio trabalho que é educar, nele esta contida a identidade da escola e seu conteúdo é de vital importância para a comunidade escolar. Visando compreender o conteúdo de um projeto real, iremos tratar da relação teoria / prática do projeto apresentado.
Utilizando uma visão critica iremos tratar sobre esse assunto de suma importância no ambiente educacional, buscando compreender sua construção e propósito.
Multiculturalismo
Candau (2009, p 56 e 59) apresenta duas abordagens para a questão multicultural, a assimilacionista e a diferencialista. Segundo a autora, a primeira abordagem traz um discurso de integração do individuo social na cultura hegemônica, já a segunda abordagem propõe dar ênfase no reconhecimento das diferenças, visando promover as diferentes identidades culturais.
Abordando o chamado assimilacionismo, que parte da afirmação de que vivemos numa sociedade multicultural, no sentido descritivo. Nessa sociedade existem grupos como indígenas, negros, homossexuais, pessoas oriundas de determinadas regiões geográficas do país, de outros países, de