Projeto pedagógico de Matem tica financeira
1-EMENTA
Porcentagem e fatores de correção: A Matemática Financeira no Ensino Fundamental. As Médias Ponderadas e o Cálculo da Inflação. Valor do dinheiro no tempo – fluxos de caixa. Juros e descontos simples – as progressões aritméticas. Juros e descontos compostos – as progressões geométricas e os logaritmos. As taxas internas de retorno e as equações polinomiais. Rendas: Capitalização e Amortização compostas.
2-JUSTIFICATIVA
Atualmente recebemos uma grande quantidade de informações, repletas de conceitos de Matemática Financeira, como, por exemplo, porcentagem e taxa de juros, por meio da televisão, rádio, jornais, revistas, Internet, entre outros meios de comunicação. Com isso, acreditamos que se torna fundamental que as pessoas tenham um conhecimento, mesmo que básico, sobre a Matemática Financeira para melhor entender o que ocorre no meio em que estão inseridas. Todas essas informações, para serem interpretadas, requerem certo nível de instrução, por isso é que acreditamos que a Educação Financeira deveria ser iniciada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, para que o indivíduo pudesse ter condições de interpretar os acontecimentos que estão à sua volta e ter a chance de se preparar financeiramente, pensando no futuro.
3-OBJETIVOS
3.1-GERAL:
Correlacionar os conceitos fundamentais da Matemática Comercial e Financeira com os demais tópicos da Matemática da Educação Básica, bem como com o cotidiano das pessoas e outras áreas do conhecimento.
3.1.1-Especifico:
· Ler e interpretar textos de Matemática.
· Identificar o problema (compreender enunciados, formular questões, etc...).
· Formular hipóteses e prever resultados.
· Interpretar e criticar resultados numa situação concreta.
· Recorrer a cálculos com porcentagens para avaliar a adequação de propostas de intervenção na realidade.
· Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.
4-RECURSOS