PROJETO Parte 1
Daniele Constantino, Juliana Mattos, Mayara Diniz, Ingrid Fonseca
Resumo
Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne utilizável. O presente trabalho apresenta o tratamento de água numa siderúrgica através de materiais cedidos por um engenheiro da área e entrevista do mesmo. Entre os vários aspectos abordados na pesquisa podem ser destacados a definição do processo, como é feito, os produtos químicos utilizados e os motivos pelo qual adotou.
Palavras chave: tratamento de água, água na siderúrgica, responsabilidade do engenheiro no tratamento de água.
Introdução
O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como micro-organismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas.
O tratamento da água varia conforme a sua captação. Se ela for em águas subterrâneas de poços profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas águas são naturalmente filtradas pelo solo e, como não estão expostas, não foram contaminadas, logo também não apresentam turbidez. Necessitando apenas de uma desinfecção com cloro.
A indústria a ser estudada (ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico – Odebrecht Ambiental), que tem o compromisso com a sustentabilidade e, opera e investe em ativos ambientais, adota em seu parque industrial o tratamento de água, a fim de diminuir custos e abastecer hidricamente a empresa. Contando com um porto exclusivo para escoamento de sua produção e abastecimento de matéria prima, a siderúrgica está implantada próxima a efluente da Baía de Sepetiba, para exportação do aço e recebimento de matéria prima, e o canal São Francisco, que é efluente do rio Guandu, para captação da água a ser tratada.
A CSA é um