Projeto Palmito
Linha temática: Espécies Ameaçadas: execução de Planos de Ação Nacionais (PAN), ações emergenciais para proteção e definição de status de ameaça de espécies nativas
Juliano Maciel de Camargo
Título: Produção de mudas e banco de sementes de Euterpe Edulis para reflorestamento de unidades de conservação com populações ameaçadas da espécie.
Palavras-chave: Palmito-juçara, reflorestamento, conservação
Localização Geográfica:
Bioma: Mata Atlântica
Municípios:
Unidades de Conservação
Instituição Responsável
Síntese da Proposta: Resume-se na produção e plantio de mudas de Palmito-Juçara nas Unidades de Conservação que possuem populações já reduzidas da espécie devido exploração ilegal, porém exige-se que esta medida de enriquecimento seja tomada em áreas em que essas atividades já estejam controladas para maior eficiência do projeto.
Justificativa: A importância da proteção do Palmiteiro-Juçara se dá não somente pelo risco de extinção da espécie nos remanescentes de mata atlântica, como também da importância ecológica que a euterpe edulis exerce nesses remanescentes para a fauna. Desta forma o projeto abrange também o desenvolvimento de conhecimento das relações entre o palmito-juçara e a rica diversidade da mata atlântica.
Métodos: Levantamento através de planos de manejo, comunicação com órgão gestor e análise de campo da situação atual das populações de Euterpe Edulis nessas unidades e o grau de proteção a que estão submetidas. Com isso realizar a marcação de indivíduos que servirão de matrizes para retirada de sementes para produção de mudas, procurando abranger maior número possível. Criação na Unidade de área própria para o cultivo de mudas visto que trata-se de um projeto de médio a longo prazo. Desta forma, após a criação de mudas, o plantio deve ser realizado em épocas favoráveis e de forma repor áreas menos abundantes, atentando sempre para favorecer uma diversidade genética bastante heterogênea dentro da espécie,