O Agronegócio do Palmito no Brasil
ANÍBAL RODRIGUES
Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR, Curitiba - PR anibal@iapar.br 1 Introdução
Este trabalho foi elaborado para ser apresentado no I Simpósio Brasileiro da Pupunheira: desenvolvimento com sustentabilidade, coordenado pela CEPLAC e realizado em Ilhéus – BA, entre 27 e 30 de setembro de 2011.
Trata-se de apresentar na Mesa Redonda “Agronegócio Palmito no Brasil: Mercado e Viabilidade Econômica”, uma versão atualizada do estudo “O Agronegócio do Palmito no Brasil”, o qual foi realizado como parte do Projeto “Palmito de pupunha (Bactris gasipaes): uma alternativa sustentável para o aproveitamento de áreas abandonadas e/ou degradadas pela agricultura no domínio da Mata Atlântica”, e publicado em 20071.
O referido estudo foi escrito em 2006, contendo dados históricos da atividade desde a sua implantação no Brasil e informações de produção, comercialização, mercado e preços, dados do mercado externo e exportação de outros países, e outras informações. Nesse caso, optou-se adicionalmente por um ‘levantamento de campo’, que constou de entrevistas diretas com os principais agentes envolvidos na atividade, nas principais regiões produtoras e/ou consumidoras de palmito no país. Buscava-se caracterizar melhor os principais eventos da atividade com dados primários, os quais foram obtidos nos anos de 2003 a 2005.
A apresentação das informações disponíveis e atuais a respeito do agronegócio do palmito pode ser relevante, mormente porque nos últimos cinco/seis anos a dinâmica da atividade se acentuou, em quase todas as regiões do país.
Observe-se que por impossibilidade de obter o montante necessário e desejável de informações quantificadas e mais aprofundadas, este breve estudo vem a ser mais descritivo que analítico.
2 Metodologia
O método usado para a realização do estudo de 2007 foi o tradicional: coleta e sistematização de dados secundários quantitativos e qualitativos,