O Novo Perfil Do Atendimento Publicitario
O atendimento competitivo é planejador, líder e um bom administrador de network
Por Marcelo Miyashita
01/07/2004
O profissional de atendimento nas agências de comunicação é a 'ponta do iceberg' para o mercado. É a parte visível e acessível, à parte que entra em contato, que liga, que tenta gerar uma reunião, uma apresentação às empresas das particularidades da agência. O atendimento é que faz a ponte agência-cliente. Sem ele não há ligação e não há negócios.
Ele é um vendedor - junto com seu departamento, o atendimento 'vende' os serviços da Agência - é um gerador de negócios, o responsável em causar a melhor impressão junto às empresas prospects, captalizando seus investimentos em comunicação - o 'abridor' de jobs e 'fechador' de negócios. Como todo vendedor no melhor estilo BtoB (Business to Business), algumas características são importantíssimas para esse profissional:
*Rede de contatos: para quem trabalha com relacionamento comerciais o 'network' é seu maior patrimônio. Fazer e estabelecer ligações com pessoas e empresas dos mais diversos segmentos, garantem ao atendimento uma rede de contatos e indicações. Não podemos esquecer que, como em toda venda, confiança e credibilidade são palavras chaves. Por isso conhecer e ser conhecido valoriza a atuação do atendimento.
*Conhecimento do próprio negócio e dos vários negócios dos clientes: o atendimento é a agência junto ao Cliente, por essa razão ele deve conhecer muito bem a agência que representa, todas as funções e atividades. Afinal, como um vendedor pode vender o que não sabe? Portanto é necessário conhecer tudo sobre os principais produtos da agência: Planejamento de Comunicação, Criação/Produção, Mídia e Pesquisa. Só assim o atendimento conseguirá 'vender' com assertividade e o cliente conseguirá comprar com segurança. Da mesma forma que confiança e credibilidade são palavras chaves para o atendimento, a segurança é