Contabilidade
ATIVO: BENS E DIREITOS (APLICAÇÃO DE RECURSOS), PASSIVO: DIVIDAS E OBRIGAÇÕES (ORIGENS DE RECURSOS), P. LIQUIDO: CAPITAL DOS SÓCIOS (CAPITAL PRÓPRIO)PARTIDAS DOBRADAS: DIZ QUE PRA TODO CRÉDITO DEVE HAVER/CORRESPONDER A UM DÉBITO.DIARIO: ONDE SÃO REGISTRADAS AS OPERAÇÕES CONTABILIZÁVEIS DE UMA ENTIDADE, EM ORDEM CRONOLÓGICA.PARTIDAS DIARIO: SÃO OS REGISTROS DAS OPERAÇÕES NO DIÁRIO, É FEITO PELO MÉTODO DAS PART. DOBRADAS.- RECEITA; SÃO ENTRADAS DE ELEMENTOS PARA O ATIVO DA EMPRESA, NA FORMA DE BENS (R$) OU DIREITOS QUE SEMPRE PROVOCAM UM AUMENTO DA SITUAÇÃO LÍQUIDA. DESPESAS; SÃO GASTOS INCORRIDOS PARA, DIRETA OU INDIRETAMENTE, GERAR RECEITAS. AS DESPESAS PODEM DIMINUIR O ATIVO E/OU AUMENTAR O PASSIVO EXIGÍVEL, MAS SEMPRE PROVOCAM DIMINUIÇÕES NA SITUAÇÃO LÍQUIDARESULTADO : É A APURAÇAO DOS RESULTADOS DAS OPERAÇOES REALIZADA PELA EMPRESA NUM PERIODO(RECEITA-DESPESA)PERIODO CONTABIL: PERIODO DETERMINADO PARA VER A SITUAÇAO DA EMPRESA.REGIME DE COMPETÊNCIA; SOB O MÉTODO DE COMPETÊNCIA, OS EFEITOS FINANCEIROS DAS TRANSAÇÕES E EVENTOS (RECEITAS/DESPESAS) SÃO RECONHECIDOS NOS PERÍODOS NOS QUAIS OCORREM, INDEPENDENTEMENTE DE TEREM SIDO RECEBIDOS OU PAGOS.
DESPESAS A PAGAR E RECCEITAS A RECEBER: SÃO AQUELAS RANSAÇOES QUE FORAM EFETUADAS NO PERIODO, MAIS QUE AINDA NÃO FORAM SIDAS PGAS E RCBIDAS.GASTOS DEFERIDOS: SÃO OS GASTOS GERADOS NUM PERIODO E QUE VAO BENEFICIAR O EXERC. SEGUINTE. (SEGURO).
CONSUMO DO ATIVO PERMANENTE: SÃO ADQUIRIDOS P/ USO/CONSUMO DA EMPRESA, E NÃO COMO COMPRAR E VENDA.QUADRO DE AJUSTE: UTILIZADO PELOS CONTADORES P/ FACILITAR A APURAÇAO DE RESULTADOS, QNDO HOUVER MTAS CONTAS.CAPITAL DE TERCEIROS: REPRESENTAM RECURSOS ORIGINÁRIOS DE TERCEIROS UTILIZADOS PARA A AQUISIÇÃO DE ATIVOS DE PROPRIEDADE DA ENTIDADE.