Projeto Orientaçao Sexual
MESTRADO INDERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS
Os desafios da Orientação sexual nas escolas públicas de Goiânia.
ANÁPOLIS - GO
2014
ADRIANA MARQUES DE SIQUEIRA
LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS
Os desafios da Orientação sexual nas escolas públicas Goiânia
ANAPÓLIS setembro de 2014
1. tema: Os desafios da Orientação Sexual nas Escolas Públicas de Goiânia.
2. DELIMITAÇAO DO TEMA: promover a pesquisa na tríade escola-aluno-família; em duas escolas com melhor IDEB (Índice da Educação Básica) e duas escolas com pior IDEB. Coletando dados através de oficinas, questionários e entrevistas por um período de cinco meses na eminência de apresentar, debater os desafios, propondo mudanças para sanar ou amenizar os conflitos, quando se detectados.
3. APRESENTAÇÃO
Hoje, uma visão globalizada que não chega à escola e uma visão de sala de aula sem referências à estrutura social mais ampla do aluno resulta em análises e objetivos incompletos e parcializados, o professor vê, analisa, propõe resoluções que não chegam a sanar, ou mesmo amenizar as relações entre professor – aluno, o ensino-aprendizagem.
A escola assume novos papéis, novas referências e representações diante das perspectivas da sociedade. A educação vem, paulatinamente, confrontando-se com os novos paradigmas econômicos, científicos, tecnológicos; difusão maciça de informações, mudanças na concepção de Estado e política, exclusão social, meio ambiente, drogas, homossexualismo, enfim, tudo que norteia a sociedade e consequentemente o ambiente escolar precisa ser repensado pela escola, garantindo a equidade e qualidade que preconiza a LDB.
As influências que os alunos “sofrem” advinda de todas as mídias interferem diretamente na construção dos seus conceitos. Essas influências nem sempre são passíveis de um entendimento eficaz haja vista