Projeto de orientaçao sexual
TEREZINHA LEONIR INACIO GOMES
Professor- Cláudia Roberta Schiodini
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (PED 0257) – Trabalho Pedagógico Orientação Sexual
08/12/11
RESUMO
A escola exerce um importante papel na orientação sexual durante adolescência. Este estudo terá como objetivo identificar o conhecimento sobre sexualidade dos alunos do ensino fundamental e médio. Trata-se de um estudo exploratório, cujos dados será obtido por meio de um questionário e outras atividades. Ao tratar do tema orientação sexual, buscamos considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa desde cedo no ser humano.
Palavras-chave: Educação sexual, adolescência, escola.
1 INTRODUÇÃO
A Educação Sexual se relaciona diretamente com a saúde e por isso é necessário estar dentro do currículo escolar, sendo garantia de uma futura geração saudável. A sexualidade, de uma forma ou de outra, é abordada antes de tudo dentro da própria família da criança, por meio de valores e crenças de cada grupo ou camada social. A Orientação Sexual na escola não pretende substituir o papel da família, mas complementá-lo. Para que alcance seus objetivos, necessita de planejamento e intervenção dos educadores.
A Orientação Sexual, devera ensinar o aluno a respeitar a diversidade de comportamento relativo a sexualidade, desde que seja garantida a integridade e dignidade do ser humano, conhecer seu corpo e expressar seus sentimentos, respeitando os seus afetos e do outro.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, são referencias para o ensino fundamental e médio de todo pais. O objetivo do PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessário para o exercício da cidadania. A própria comunidade escolar de todo o pais