descobrimento da agua
Durante a formação da crosta ocorreu o processo de desgaseificação, teoria que explica a liberação da água na forma de vapor. Nesse período os vulcões expeliram gases como hidrogênio e vapor de água que deu origem à atmosfera.
A água é encontrada na natureza em três estados: líquido (oceanos, rios, lagos e aquífero subterrâneo), sólido (geleiras) e gasoso (atmosfera). Todos esses elementos se integram formando o ciclo hidrológico, responsável pela manutenção da vida. Esse ciclo não pode ser alterado, pois pode provocar grandes alterações nas paisagens do globo.
Há quatro bilhões de anos atrás, o “jovem planeta” que um dia viria a se chamar Terra era uma bola de fogo e magma, sem condições de formação de água liquida. A fusão dos átomos de Hidrogênio e Oxigênio liberou grandes quantidades de vapor de água, e no caso da Terra em que houve a solidificação da crosta terrestre, esse vapor de água ficou acumulado no interior da camada terrestre. Nessa época ainda não havia na Terra nenhum ser vivo, e havia por aqui muitas erupções vulcânicas. Das lavas vulcânicas saiam gases e grande quantidade de vapor de água que estava aprisionado. Durante séculos esses vapores que estavam sendo liberados, formaram uma atmosfera ao redor da Terra, nesta atmosfera para além de água no estado gasoso, também continha outros gases que foram liberados por estas atividades vulcânicas. Quando a temperatura ficou mais baixa, os vapores se transformaram em líquido, caindo na crosta terrestre sob a forma de chuva. O acúmulo dessas águas das chuvas foi lentamente feito nas cavidades da superfície