Projeto Orientado a Objetos
PROJETO ORIENTADO A OBJETOS.
Ele pode interagir ativamente com o sistema ou ser um receptor passivo de informações. O seu papel pode ser desempenhado por um ser humano, uma máquina ou mesmo outro sistema.
b. Casos de Uso
Um Caso de Uso é a representação de uma sequência de ações que são executadas pelo sistema e que produzem resultados de valor para um Ator. As principais características de um Caso de Uso são:
• Representa esquematicamente a interação entre os diversos atores e o sistema. O conjunto de todos os Casos de Uso representa todas as possíveis situações de utilização do sistema.
• Diz respeito a um conjunto de eventos organizados em um fluxo de forma completa e consistente.
• É iniciado por um ator para que seja executada certa funcionalidade do sistema.
Análise
Na fase de análise, o foco está voltado para as primeiras abstrações e mecanismos que serão utilizados. Nessa fase são modeladas as classes e interligadas por meio dos relacionamentos com outras classes, ligações essas descritas no
Diagrama de Classes (DC).
A representação das ligações entre as classes no DC contribui para o desenvolvimento dos Casos de Uso modelados na fase de análise de requisitos, sendo que essas colaborações são criadas por meio de modelos dinâmicos em UML.
O DC contém apenas as classes que dizem respeito ao domínio principal do problema do software. Desse modo, classes que estão voltadas para o gerenciamento de banco de dados, interface, concorrência e outros não são representados nesse diagrama.
Projeto
Nesta fase, os resultados da fase de análise são convertidos em soluções técnicas, a partir da inclusão de novas classes. São incluídas soluções que contemplem aspectos como a interface do usuário e de periféricos, o gerenciamento de banco de dados, a comunicação com outros sistemas, entre outros.
O projeto redunda no detalhamento das especificações que servirão como base para a fase de