Sistemas de Arquivos
Nome: Lucas Peron Gomes Pinto
2º Período – Ciência da Computação
Prof: Sérgio Mauricio
Introdução
No trabalho a seguir, falarei um pouco sobre Sistema de Arquivos que é responsável pela gerência dos arquivos contidos no computador, possibilitando uma melhor e mais fácil interação entre usuário e os diversos tipos de arquivos existentes, com um breve resumo do livro Arquitetura de Sistemas Operacionais de Francis Berenger Machado e Luiz Paulo Maia – 4ª Ed Editora LTC.
Sistema de arquivos
Arquivo
O arquivo é uma forma de armazenar uma informação computacional onde um programa te disponibiliza essa informação representando instruções ou dados, podendo conter instruções compreendidas pelo processador, sendo assim um arquivo executável ou simplesmente um arquivo estruturado livremente, como um banco de dados ou um arquivo do Microsoft Word.
Todo arquivo é identificado através do nome e uma sequência de caracteres. Em alguns sistemas as extensões são determinadas por 2 partes separadas com um ponto. A extensão representa a parte após o ponto que identifica qual o tipo de informação o arquivo possui. É como se cada arquivo possuísse um código somente seu. A tabela abaixo representa alguns tipos de extensões relacionadas ao Microsoft Office: Podemos dizer que a organização desses arquivos consiste por qual método esses dados estão sendo armazenados internamente. Essa estrutura pode apresentar variações em função do tipo de informação do arquivo. A mais flexível forma de organização é a de uma sequência não estruturada de bytes. É a mais simples e nenhuma estrutura lógica é imposta pelo sistema para os dados porém é responsabilidade do programador definir o controle de acesso ao arquivo.
Diferentes tipos de organização de arquivos podem ser adotadas para cada sistema operacional. As mais conhecidas são a sequencial, relativa e indexada onde cada uma possui um conjunto de registros que