Projeto orientado a objetos
Engenharia de Software
Prof. Paulo Vinícius Moreira Dutra
Análise e Desenvolvimento de Sistemas - FAFISM
Projeto orientado a objetos
A orientação a objetos propõe a composição e interação em diversas unidades de software chamadas de objetos.
Um sistema orientado a objetos é constituído de objetos que interagem e mantêm seu próprio estado local, fornecendo operações baseadas nesse estado. Envolvem o projeto de classes de objeto e os relacionamentos entre as classes.
Projeto orientado a objetos
O projeto orientado a objetos é parte do desenvolvimento orientado a objetos no qual uma estratégia é usada em todo processo de desenvolvimento:
◦ Análise orientada a objeto: concentra-se no desenvolvimento de um modelo orientado a objetos do domínio da aplicação. Os objetos nesse modelo refletem as entidades e as operações do problema a ser resolvido.
Projeto orientado a objetos
◦ Projeto orientado a objeto: concentra-se em desenvolver o modelo orientado a objetos de um sistema de software para implementar os requisitos identificados.
◦ Programação orientada a objetos: concentra-se em desenvolver o projeto utilizando um linguagem de software orientada a objetos, tal como Java ou C#.
Características de sistemas OO
São mais fáceis de alterar do que os sistemas desenvolvidos em outras abordagens; Podem ser compreendidos e modificados como entidades independentes;
Objetos são, potencialmente, componentes reusáveis.
Objetos são abstrações do mundo real podendo ser de natureza física (carro) ou conceitual (reservas de passagens)
Características de sistemas OO
Os projetos podem ser desenvolvidos usando objetos criados em projetos anteriores; Reduz os custos de projeto, desenvolvimento e validação.
Objetos e classes de objetos
Um objeto é uma entidade e um conjunto de operações definidas e são criados de acordo com a definição