projeto obra
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FILIPE DE OLIVEIRA DO AMOR DIVINO FLAVIO ERASMO JUNIOR MARCELO DA SILVA VIRGINIO
ERROS DE TRAÇADO – CURVAS CIRCULARES
MOSSORÓ - RN 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O projeto de uma obra de engenharia, em particular, de uma "estrada", deve ser o mais completo possível, de fácil entendimento, perfeitamente exeqüível para as condições vigentes, com identificação e solução dos prováveis problemas.
No projeto, é necessário observar a padronização conforme as normas estabelecidas, contendo todos os elementos quantitativos, qualitativos e técnicos nos níveis de detalhamento ideal para a sua melhor e integral aplicação.
No estudo dos erros de traçados são levados em consideração vários fatores, dentre os principais estão: a topografia da região; as condições geológicas e geotécnicas do terreno; a hidrologia e a hidrografia da região; e a presença de benfeitorias ao longo da faixa de domínio da estrada.
2 CORPO DO TEXTO
3 CONCLUSÃO
Erros e incertezas no traçado de curvas ainda aparecem com bastante freqüência. Através deste trabalho percebemos que as regiões topograficamente desfavoráveis acarretam grandes movimentos de terra, elevando substancialmente os custos de construção. Observamos que as condições geológicas e geotécnicas podem inviabilizar determinada diretriz de uma estrada.
Estudamos também que a hidrologia da região pode também interferir na escolha do traçado de uma estrada, pois os custos das obras de arte e de drenagem geralmente são elevados. O mesmo